terça-feira, 24 de maio de 2011

Um olhar crítico e reflexivo sobre o consumismo

A maioria das crianças tem um exagerado número de brinquedos, com os quais nem sequer brinca!

Tenho andado preocupada com o nosso mundo actual. Isto levou-me a fazer uma leitura mais cuidadosa das notícias do mundo. Foi por isso que encontrei esta AQUI que se refere, entre outras coisas, ao consumo desenfreado, ou seja ao que podemos chamar consumismo. São muitos os problemas que aparecem, hoje em dia, em resultado desta atitude. A propósito deste tema, escolhi um pequeno video que ilustra esta questão. Também decidi escrever uma pequena reflexão pessoal.


Uns com tanto e outros sem nada!


 
A minha notícia, e o meu video, só comprovam aquilo que eu já sabia. Pois cada vez mais a sociedade é um poço de consumismo, consome-se só por consumir. Consome-se porque dá prazer. Consome-se porque nos faz felizes... Será?
O consumismo começou em grande, após a segunda guerra mundial. As máquinas fabricavam em grande número qualquer tipo de produto e o homem começou também por consumir tudo o que era novidade, e consumiu, consumiu até não mais poder, tornando-se grande parte destes consumistas em escravos do consumo excessivo.
Em contrapartida temos outros que pouco ou nada podem consumir, pois o seu poder económico é nulo, mal têm que comer, brinquedos nem vê-los, mas não é por isso que deixam de ser felizes e não é por não serem consumistas que deixam de viver.
Hoje em dia temos que  ser realistas e consumirmos só o que nos faz falta, e há que passar essa mensagem aos mais novos, para que não se percam num consumismo exagerado que lhes possa trazer graves dissabores no futuro, como por exemplo a obesidade.
Toda a publicidade tem uma única e exclusiva vertente, o lucro. Por isso toda ela é aliciante, em especial aos olhos dos mais novos, que querem mais e muito mais, sem se aperceberem que estão a adquirir produtos só por os adquirirem, e que também eles se estão a tornar uns potenciais e futuros consumistas, sem terem noção de tal. Daí, há que educá-los e fazer-lhes ver que o consumismo em excesso está errado e que não é por isso que são mais felizes.
Todos nós deviamos ter a consciência de só consumir o que nos faz falta e saber dizer não ao consumismo desenfreado.
Esta sociedade em que vivemos, é uma sociedade de loucos, uns com tanto e outros sem nada. Se o nosso consumismo fosse moderado e aquilo que desperdiçamos fosse gerido de forma correta, seria suficiente para  matar a fome a quem nada tem para comer e igualmente sermos todos felizes, pois mais de metade do mundo vive em completa miséria.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Momentos inesqueciveis


Como é possivel esquecer, aquele momento tão único, tão nosso.
Senti-los pela primeira vez, é belo...
Mas quando os temos em nossos braços, tudo se torna maravilhoso.
Quando os vemos crescer...
Faz-me pensar como seria se os não tivesse?...
Nada seria igual, pois não vivenciaria todos os momentos de alegria que tenho vivido.
Ser mãe é um sentimento único,
É um momento nosso de partilha para com aquele ser, que cá está, porque nós o desejámos.
Bem-hajam todas as mães e todos os filhos do mundo.

sábado, 14 de maio de 2011

Ter tempo para ouvir

Ao fim de alguns dias sem ter tempo para pegar no meu blogue, eis que aqui estou eu.
 E hoje vou falar um pouco de como correu mais uma sessão da formação que estou a fazer: Filosofia para crianças.
Fiquei mais elucidada em relação aquilo que uma criança pode fazer, isto é encontrar as respostas às suas perguntas sem necessitar de um adulto para as responder.
 Verifiquei de que o nosso método de ensino não é dos melhores para a criança ter liberdade de expressão, pois o nosso método de ensino continua a ser muito formal e muitos dos professores não conseguem dar a volta ao sistema.
Espero que a filosofia para crianças seja introduzida em todas as nossas escolas, pois é uma forma de muitas crianças poderem expressar tudo aquilo que não conseguem enquanto estão dentro das aulas e até mesmo em familia. Pois o tempo torna-se escasso para os adultos se concentrarem e conseguirem ouvir as suas crianças. Temos que ter consciência de que uma criança tem que ser ouvida e isso pode fazer a diferença quando esta se tornar num adulto.

domingo, 8 de maio de 2011

Feira Medieval Torres Novas 2011

Feira Medieval de Torres Novas - tarde bem passada

Olá a todos os meus seguidores e a quem ainda o não é.
Estou fascínada com a tarde bem passada que tive, e toda aquela animação que me fez esquecer de todos os problemas do dia-a-dia e me conseguiu transportar ao séc. XV.
Tarde passada em familia e com muita animação.
Pessoas vestidas a rigor, cavalos, camelos, guerreiros e muita gente animada.
Primeira feira medieval a que assisti ao vivo e a cores e é concerteza um evento que irei repeteir sempre que a disponibilidade me o permita.

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bulling existe nas nossas escolas???

olá a todos, por vezes ando um bocado ocupada e não consigo chegar ao meu blogue como eu desejaria, mas aqui estou eu hoje para abordar um tema que me parece muito interessante, e que é uma realidade na maioria das nossas escolas.
Todos nós já ouvimos falar de bulling, mas será que duas crianças que lutam estarão a praticar bulling? Muitas pessoas dirão que sim, eu no meu ponto de vista digo que não.
As crianças vitimas de bulling, são crianças que se isolam, têm uma tristeza profunda com uma auto estima muito negativa, podendo mesmo  terem comportamentos suicidas, tornando-se na maioria das vezes violentos em casa. Estas crianças são humilhadas e sofrem chantagens psicilógicas que as afeta mais do que se alguem lhes batesse, andam sempre com medo daqueles que as chantageiam escondendo-se pelos cantos como se quissessem fugir a tudo e a todos por terem cometido algum crime. Crime esse que não existe.
Só precisamos de estar atentos a certos sinais para podermos ajudar e não deixar que estas crianças cometam uma loucura irremediável.

terça-feira, 3 de maio de 2011

A minha notícia para hoje:

Acho importante saber alguma coisa do que se passa no meu país e no mundo. É por isso que procuro ler ou ouvir as notícias com alguma regularidade. Sinto, assim, que posso contribuir, de algum modo, para um mundo melhor, que é também um mundo mais informado.
A minha escolha para hoje pode ser lida AQUI

Sinais de alerta

Nós que passamos maior parte do tempo com as crianças, temos que ter atenção aos seus comportamentos e suas reações em relação aos seus colegas e aos adultos com quem convivem no seu dia-a-dia. Pois há muitas crianças vitimas de maus tratos físicos e psicológicos, sendo este ultimo o que por vezes mais marca a criança, tornando-a mais frágil e sendo mais dificil de detectar.
Não se deve ignorar uma criança que grita por um miminho estando em silêncio.