terça-feira, 14 de junho de 2011

Um olhar crítico e reflexivo acerca das redes sociais: o caso do Facebook

Mark Zucherberger, fundou com Dustin Moskovitz, Eduardo Saverim e Chris Hughes o famoso Facebook, em Fevereiro de 2004,  enquanto frequentava a Universidade de Harvard.
Esta rede social é utilizada por milhões de pessoas em todo o mundo, ou seja, é a maior rede social a nível mundial.
Mark, de 27 anos, é o mais jovem milionário actual, sendo a 52ª pessoa mais rica do mundo, assim o afirma a  revista Forbes de Março de 2011.
Desde criança que Mark era fascinado por computadores. O seu pai ensinou-lhe a programação básica Atari em 1990, tendo depois contratado  David Newman para lhe dar aulas particulares. Este chamava Mark de "Prodígio" - sabe-se lá porquê..?!




Reflexão e crítica acerca das redes sociais:

A maioria das pessoas tem a noção dos riscos que corre ao aderir a qualquer rede social, enquanto que outras não se apercebem bem dos perigos que podem correr. Sabemos que nos estamos a expor perante quase todo o mundo, perdendo assim, em parte, a nossa privacidade.
Tem que se ter em conta que cada vez mais surgem, nestas redes, cenas absurdas e obscuras de realidades passadas no nosso dia-a-dia, como, por exemplo, a pedofilia, a violência, entre milhares de outras...
Há que alertar, em especial as nossas crianças, para os perigos que existem nestas redes tão apreciadas por elas, de modo a que a sua utilização possa ser mais consciente e segura.
Inconscientemente, as pessoas dão a conhecer os seus dados sem se aperceberem do quão desprotegidas estão, criando elas próprias estas situações, em que ficam vulneráveis a ataques piratas e/ou situações maliciosas, tal como se ouve falar diariamente.
Mas nem tudo é mau, pois a internet também tem as suas vantagens, tais como o conseguirmos aceder a toda a informação acerca do que se passa pelo mundo fora, e em tempo real. Podemos contactar facilmente com familiares e amigos, desde que estejam ligados à internet, e em qualquer parte do mundo, assim como podemos pesquisar qualquer tipo de informação sem se perder muito tempo. Por isso, a internet é uma mais-valia nos dias que correm. O que é importante e necessário é saber como utilizá-la com segurança e equilíbrio.



2 comentários:

  1. Acima de tudo e como disseste é saber usá-la com segurança e equilibrio.
    Não queremos de todo educar crianças que apenas consigam comunicar através do mundo virtual, ficando por isso "incapacitadas" emocionalmente para lidar com o cara a cara, com o toque,

    Cabe a nós, adultos, alertar e mostrar os prós e contras da internet bem como mostrar o quão importante é o contacto humano.

    Eu propria tenho facebook mas nada me tira a importancia do cafezinho e conversa com os amigos;)

    ResponderEliminar